Entenda o que é Escritura e Registro de Imóvel...

07 de maio de 2019

Embora comum, muitas pessoas têm por hábito reconhecer o contrato ou a escritura como sinônimo de transferência do imóvel, no entanto, a legislação brasileira entende estes documentos como parte do processo de compra e não como fator final para ela. 

O contrato de compra e venda é na verdade, um acordo que obriga as partes a honrarem com os compromissos estabelecidos enquanto a escritura apenas oficializa a transferência. A transmissão definitiva da propriedade só é de fato concretizada no ato do registro no cartório de registro de imóveis - e é aí que moram os riscos.

O que é a Escritura do Imóvel?

A escritura do imóvel é o documento público oficial que valida o acordo entre as partes, é elaborada no cartório de notas e é o primeiro passo após a assinatura do contrato. Como ressaltamos acima ele apenas oficializa a transferência do imóvel.

No caso de uma compra à vista, será sempre necessária a confecção de uma escritura em um tabelionato de notas, porém, no caso de um financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura.

O Contrato de Financiamento!

Como mencionamos acima, para os casos em que o imóvel for financiado, adquirido por meio de um consórcio ou mesmo com a utilização do FGTS, o contrato junto a instituição financeira tem valor de escritura, não sendo necessária a assinatura no cartório de notas. Ainda assim, para que a propriedade seja oficialmente transmitida, é preciso registrá-lo no cartório de registro de imóveis.

O Registro do Imóvel!

Após a assinatura da escritura (ou contrato), é necessário encaminhá-la ao cartório de Registro de Imóveis competente para a que a transferência de propriedade seja registrada na matrícula do imóvel.

Vale ressaltar que, cada imóvel pertence a um cartório específico e sua localização é o que determina em qual cartório ele deverá ser registrado. 

Atualmente, a transferência do imóvel é feita mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, que levará a registro junto à matrícula do mesmo. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.

FONTE: https://www.casamineira.com.br/blog/entenda-a-escritura-e-registro-do-imovel/

Temporada de cruzeiros 2018/2019 está chegando ao fim, com mais de 60.000 turistas visitando BC!

19 de março de 2019

Temporada de cruzeiros 2018/2019 está chegando ao fim, com mais de 60.000 turistas desembarcando em Balneário Camboriú!!!

Após 23 escalas na temporada de cruzeiros 2018/2019, o atracadouro Barra Sul informou que dos 102.419 passageiros que vieram à cidade 63.077 (61,59%) desembarcaram para conhecer a cidade.

A expectativa da temporada 2019/2020 continua crescendo em relação ao destino de navios cruzeiros para Balneário Camboriú que poderão chegar a 34 escalas.

As temporadas de cruzeiros no Brasil começam em novembro e terminam em março.

FONTE: https://www.pagina3.com.br/cidade/2019/mar/19/1/expectativa-de-ate-34-navios-em-balneario-camboriu-em-2019-2020

FONTE: https://www.pagina3.com.br/cidade/2019/mar/18/4/63-mil-turistas-desceram-dos-navios-em-balneario-camboriu